Moreira, André Luiz da CostaFerreira, Lilian de Jesus2025-08-252025-11-042025-11-042025-08-252025-11-042025-11-04FERREIRA, Lilian de Jesus. Botânicards: aprendizado divertido da classificação botânica através de um jogo de cartas. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2024.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1366O ensino de Botânica frequentemente enfrenta desafios devido à abordagem tradicional e à falta de recursos interativos, resultando em desinteresse dos estudantes, pois envolve muitos termos científicos e conceitos complexos, o que pode ser intimidante e difícil de entender para estudantes sem uma base sólida em ciências. No entanto, a literatura, por sua vez, evidencia a eficácia dos jogos pedagógicos como ferramentas complementares na assimilação de conceitos complexos, quando utilizados de forma adequada. Buscando minimizar essas dificuldades, foi criado o jogo "BotâniCards" com o propósito de auxiliar no ensino da classificação botânica. A aplicação do "BotâniCards" ocorreu com alunos do Ensino Médio Integrado, após uma preparação teórica sobre os conceitos abordados pelo jogo. Para avaliar a eficácia do "BotâniCards", foram utilizados questionários antes e depois da aplicação do jogo, que mediram a compreensão dos conceitos botânicos. Em seguida, o jogo foi aplicado na turma com 28 alunos, foram divididos em 5 grupos para que eles pudessem jogar e experienciar da dinâmica com o jogo "BotâniCards". Os resultados indicaram que o “BotâniCards” atuou como uma ferramenta educativa eficaz, evidenciada pela melhoria significativa no desempenho dos alunos. Em particular, as questões 2 e 3, que haviam apresentado um número baixo de acertos no pré-jogo, mostraram uma melhora expressiva no pós-jogo. A questão 2, relacionada às pteridófitas, e a questão 3, sobre angiospermas, tiveram o dobro de acertos no pós-questionário, demonstrando que o jogo foi eficaz para a compreensão desses grupos de plantas. Além disso, observou-se um aumento no engajamento, na participação e na motivação dos alunos durante o uso do jogo. Embora algumas sugestões de aprimoramento tenham sido apresentadas, o “BotâniCards” mostrou-se promissor como uma abordagem dinâmica e interativa para o ensino-aprendizagem da Botânica, contribuindo para um entendimento mais aprofundado da classificação botânica.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Botânica - Estudo e ensinoJogos educativosAtividades criativas na sala de aulaBotânicards: aprendizado divertido da classificação botânica através de um jogo de cartasbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS