Oliveira, Blenda Cavalcante deFerreira, Geizy Dias2025-08-212025-09-042025-11-042025-11-042025-08-212025-09-042025-11-042025-11-04FERREIRA, GEIZY DIAS. Guia de contação de histórias na educação infantil: Produto educacional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Campus São Sebastião, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1521O presente trabalho se refere a um produto educacional Guia de Contação de Histórias na Educação Infantil, desenvolvido para servir de suporte ao professor da educação infantil. Tem como objetivos descrever o que é contação de história na Educação Infantil, compreender a importância desse momento para as crianças e orientações para que o professor seja um bom mediador de contação de histórias. São apontados os benefícios da contação de histórias na educação infantil, e a diferença entre contar histórias e ler histórias. O produto educacional foi construído por meio de pesquisa bibliográfica de autores que falam sobre o tema Contação de Histórias, pesquisas de campo e observações em uma escola de educação infantil. Assim, o produto educacional foi testado em uma escola pública de educação infantil localizada na cidade São Sebastião no Distrito Federal, a aplicação do Guia de contação de histórias foi realizada com cinco professoras de educação infantil. O resultado aponta a importância de um guia de contação de histórias para professores, bem como, os efeitos positivos da contação de histórias no trabalho docente. Por fim, o produto é um guia prático que poderá contribuir para a formação continuada de professores e servirá como material de apoio para contadores de histórias, para que as histórias sejam vivenciadas com criatividade e emoção.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Contação de históriasEducação infantilProfessores - FormaçãoLiteratura infantilGuia de Contação de Histórias na Educação Infatilbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS