Silvano, Débora LeiteMatos, Sueide Alves2025-08-262025-11-042025-11-042025-08-262025-11-042025-11-04MATOS, Sueide Alves. Realidade aumentada: uma ferramenta tecnológica a ser explorada no Novo Ensino Médio – NEM no ensino de anatomia humana. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2024.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1282Com a inserção das tecnologias na sociedade o modo como vivemos tem mudado drasticamente, seja no trabalho ou na comunicação o avanço dessas tecnologias tem sido um precursor para essas mudanças. Nesse sentido, as tecnologias têm sido relevantes para a transformação da educação, uma vez que o uso dessas ferramentas melhora a qualidade de ensino tornando o aprendizado mais didático e lúdico. A abordagem do ensino de Anatomia Humana dentro do Novo Ensino Médio pode ser mais atrativa com o uso da Realidade Aumentada, tendo em vista que essa ferramenta tem ganhado espaço proporcionando uma experiência imersiva e enriquecendo o aprendizado. O estudo desse trabalho baseou-se em uma revisão de literatura onde foi realizada a análise dos trabalhos entre o período de 2012 à 2022, com o objetivo de analisar o uso da Realidade Aumentada – ferramenta tecnológica que sobrepõe elementos digitais como imagens, sons ou outros dados, ao mundo real de forma simultânea, complementando e interagindo com o ambiente físico ao redor do usuário – como ferramenta de apoio para o ensino de Anatomia Humana, verificando sua importância para o processo de ensino-aprendizagem, apontando seu efeito e apresentando possíveis contribuições do uso da Realidade Aumentada no Novo Ensino Médio, bem como propor uma Unidade Curricular Eletiva utilizando a Realidade Aumentada dentro da proposta do Itinerário Formativo. Pôde-se observar que mesmo que estudos comprovem a eficácia do uso da Realidade Aumentada no ensino de Anatomia humana é necessário que haja maior investimento na educação por parte de órgãos governamentais, tendo em vista que muitas escolas ainda não têm acesso a internet e a dispositivos de qualidade. Também é preciso que as lojas de aplicativos desenvolvam softwares com mais opções de outros idiomas. O uso da Realidade Aumentada no ensino de Anatomia Humana pode favorecer o aprendizado tornando-o mais envolvente e desafiador.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Realidade aumentadaAnatomia humana - Estudo e ensinoMaterial didáticoAtividades criativas na sala de aulaRealidade aumentada: uma ferramenta tecnológica a ser explorada no Novo Ensino Médio – NEM no ensino de anatomia humanabachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS