Silva, Tiago Marcenes Ferreira daFreire, Alice RibeiroCândido, Caliandra Leal2025-10-212025-11-042025-11-042025-10-212025-11-042025-11-04FREIRE, Alice Ribeiro; CÂNDIDO, Caliandra Leal. O ensino de literatura de língua inglesa no ensino médio: um estudo de caso para o desenvolvimento do letramento literário. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Campus Riacho Fundo, Instituto Federal de Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1464A presente pesquisa tem como objetivo demonstrar a relevância do desenvolvimento do Letramento Literário no ensino de literatura de Língua Inglesa no Ensino Médio. O referencial teórico buscou refletir sobre a relevância do Letramento Literário para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes que possuem contato com esse tipo de texto no ensino básico e, para isso, nos baseamos principalmente nos estudos de Cosson (2006), Ferreira e Gomes (2019), Bozza e Calixto (2013) e Duff e Maley (2003). Como instrumento de pesquisa, realizamos um estudo de caso com um grupo de estudantes da rede de ensino pública do Distrito Federal por meio de uma pesquisa-ação. Nela, criamos uma sequência básica (Cosson, 2006), que trabalhou o conto “The Black Cat”, do autor romântico estadunidense Edgar Allan Poe (1809-1849). Para coleta de dados, fizemos um questionário no início da pesquisa e uma avaliação sobre o conto ao fim da disciplina. Ao fim, ficou notório que o letramento literário é segundo plano dentro do ensino básico na atualidade, o que contribui para a formação dos estudantes. Entretanto, os estudantes participantes se engajaram na leitura e nas aulas sobre o conto. Com isso, entendemos que o professor deve apoiar e incentivar seus estudantes a terem contato com o texto literário dentro e fora da sala de aula.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Leitura (Ensino médio) - Estudo e ensinoLiteratura em língua inglesa - Estudo e ensino (Ensino médio)O ensino de literatura de língua inglesa no ensino médio: um estudo de caso para o desenvolvimento do letramento literáriobachelor thesisLINGUISTICA, LETRAS E ARTES