Delgado, Marina NevesSilva, Nathaly Chrisley Lopes2025-09-032025-11-042025-11-042025-09-032025-11-042025-11-04SILVA, Nathaly Chrisley Lopes. Investigação científica como facilitadora para o ensino de germinação e desenvolvimento vegetal. 2023. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1358A Botânica é uma das áreas da Biologia que mais possuem dificuldades e desafios no ambiente escolar. Esta pesquisa avaliou a utilização do método de ensino investigativo (MEI) no processo de aprendizagem sobre germinação e desenvolvimento vegetal utilizando sementes de feijões para duas turmas de Licenciatura em Biologia (ES) do Instituto Federal de Brasília - Campus Planaltina (IFB - CPLA). Os objetivos da pesquisa consistiram em avaliar a eficácia do método de ensino por investigação como simplificadora no estudo da Botânica, tema fisiologia vegetal, especificamente no que tange ao ensino de germinação e desenvolvimento vegetal. O trabalho foi desenvolvido em oito etapas e em dois Encontros: Encontro 1: (1) abordagem expositiva dialogada do conteúdo sobre germinação; (2) explicação do questionário diagnóstico; (3) análise do experimento de germinação, orientada pelo MEI; (4) aplicação do questionário posterior; Encontro 2: (1) abordagem expositiva dialogada sobre desenvolvimento vegetal; (2) explicação do questionário diagnóstico; (3) análise do experimento sobre a influência da luz no desenvolvimento vegetal, orientada pelo MEI; (4) aplicação do questionário posterior. Para tanto, as análises estatísticas dos dados foram realizadas a partir dos questionários diagnósticos e posteriores, sendo por meio do teste Wilcoxon Teste. Os resultados demostram que o MEI favoreceu a compreensão dos assuntos em fisiologia vegetal. As questões que mais se destacaram foram as que abordavam estiolamento e fotoblastismo, sendo este o assunto com maior quantidade significativa de acertos pós aplicação da metodologia. Comprovando que é um fenômeno melhor compreendido aplicando a prática. Portanto, os resultados demonstraram que ensinar por meio de experimentações, atrelado a aulas expositivas é bastante promissor, devendo tal metodologia ser mais utilizada, pois dessa forma pode-se alterar o preconceito existente na área da Botânica.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Botânica - Estudo e ensinoMétodo de estudoPrática de ensinoInvestigação científica como facilitadora para o ensino de germinação e desenvolvimento vegetalbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS