Borges, Nilton César de OliveiraJorge, Francisco Augusto Sampaio2025-09-232025-11-042025-11-042025-09-232025-11-042025-11-04JORGE, Francisco Augusto Sampaio. Uma proposta de introdução ao cálculo utilizando as ideias originais de Fermat e Leibniz. 2022. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2022.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1475Este trabalho busca utilizar a história da matemática como uma ferramenta de ensino para os conceitos iniciais de cálculo, tendo um foco maior no cálculo diferencial. Pensando nisso, estabeleceu-se o seguinte objetivo: Propor uma forma de introduzir os conceitos iniciais de cálculo utilizando as ideias originais de Fermat e Leibniz. A ideia de utilizar estes autores, vem justamente por terem sido precursores do cálculo, e acreditarmos que a forma como o cálculo se originou ser mais intuitiva. Para se alcançar este objetivo, o estudo foi feito através de análise bibliográfica de vários trabalhos e uma análise dos textos principais de Leibniz e Fermat sobre o assunto de máximos e mínimos. No intuito de facilitar esse e futuros estudos, todos os principais textos utilizados foram traduzidos e entraram em anexo deste TCC. Baseado na análise feita, foi realizada como uma ideia inicial para uma oficina.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Matemática - Metodologia de ensinoMatemática - HistóriaMatemática - Estudo e ensinoCálculo diferencialCálculoLeibnizGottfried WilhelmFreiherr von1646-1716Pierre de FermatUma proposta de introdução ao cálculo utilizando as ideias originais de Fermat e Leibnizbachelor thesisCIENCIAS EXATAS E DA TERRA