Pereira, André Fernandes Rodrigues.Rodrigues, Maicheel Douglas Borges2025-08-152025-08-15https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/568O presente artigo empreende uma busca pela atuação do professor realizado, aquele que consegue superar as meras formalidades da profissão docente e apresenta aos seus alunos um aprendizado significativo, aprendizado que possibilita aos estudantes pensarem de maneira critica, possibilitando a interferência de modo a alterar a realidade do contexto em que estão inseridos. A pesquisa apoiou-se em um questionário aberto inquirindo os estudantes do Curso de Licenciatura em EPT do Instituto Federal de Brasília, campus Samambaia, sobre quais seriam as características e atitudes do professor realizado. Para tanto, foi utilizado o Formulário Google para aplicação do questionário e o tratamento dos dados foi feito utilizando-se da Análise de Conteúdo e com o auxílio de ferramentas como MAXQDA e Microsoft Excel. Ao final foram percebidas algumas similaridades com estudos realizados em outras instituições de ensino superior, no que tange a uma valorização das competências técnicas como domínio de conhecimento e boa didática, sem ignorar os aspectos humanos com ênfase na empatia e no respeito pelas diferenças e pelos conhecimentos prévios dos estudantes.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Aprendizagem significativaProfessores - FormaçãoO professor realizado: um estudo das características e atitudes docentes valorizadas pelos alunos do Curso de Licenciatura em EPTbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS