Salviano, Marcelo de FariaBombardi, Lucas de Souza2025-08-252025-11-042025-11-042025-08-252025-11-042025-11-04BOMBARDI, Lucas de Souza. Percepções de estudantes de um curso superior de biologia sobre o uso de bola de pilates como assento em sala de aula. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2024.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1327O presente estudo objetivou avaliar a maneira como estudantes de um curso superior de biologia perceberam a influência que bolas de pilates proporcionam em relação ao conforto, sonolência e atenção em sala. Foram selecionadas turmas do período vespertino e noturno e disponibilizadas bolas de pilates para que os participantes utilizassem pelo tempo que quisessem e fichas com perguntas em escala Likert para que registrassem o uso a cada repetição, bem como o tempo de uso. Os resultados da escala Likert foram convertidos em Ranking Médio e a interpretação desses dados mostrou impactos positivos em relação à sonolência, atenção e conforto, mas neutralidade em relação à dores relacionadas à postura, indicando que esse fator pode ter uma variação maior entre cada indivíduo e se fazendo necessário maior atenção em testes futuros.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Bolas suíças para exercíciosMétodo PilatesErgonomiaPercepções de estudantes de um curso superior de biologia sobre o uso de bola de pilates como assento em sala de aulabachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS