Oliveira, Blenda Cavalcante deSouza, Jussara Calixto deRocha, Suzete Trigueiro da2025-03-202025-03-20SOUZA, Jussara Calixto de; ROCHA, Suzete Trigueiro da. Promoção da saúde mental e prevenção do bullying: construindo relações respeitosas e inclusivas. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização Docência em EPT) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/80Este Trabalho Final de Curso (TFC) está centrado no eixo de produção cultural e design, especificamente no curso de Tecnologia em Design de Produtos. O projeto interventivo proposto aborda a problemática do bullying no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa destaca a violência escolar como uma preocupação, especialmente no curso mencionado, e explora definições de violência pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A pandemia da COVID-19 agravou a situação, aumentando os casos de violência, incluindo bullying, com um foco específico nos impactos no ambiente escolar. Os resultados de uma pesquisa do DataSenado revelam altos índices de estudantes que sofreram violência na escola, indicando a necessidade de abordar o problema. O estudo destaca o aumento do bullying durante o ensino remoto. A pesquisa também ressalta o medo prevalente da violência escolar em comparação com a violência nas ruas. O projeto de intervenção visa prevenir casos de violência, especialmente o bullying, no curso de Tecnologia em Design de Produto. O objetivo geral é promover a saúde mental, prevenir o bullying e construir relações respeitosas e inclusivas entre os alunos. Os objetivos específicos incluem introduzir conceitos de saúde mental na rotina acadêmica, explorar o bullying e suas manifestações, conscientizar sobre diversidade e inclusão, fornecer ferramentas para melhorar a comunicação, promover atitudes positivas e criar material educativo. Workshops interativos e um plano de ação são propostos para envolver estudantes, professores e pais. A metodologia combina pesquisa quantitativa e qualitativa, utilizando questionários, entrevistas, grupos focais e pesquisa documental. A revisão bibliográfica explora temas como saúde mental, bullying e estratégias de prevenção. Mídias sociais, cartazes, vídeos e palestras serão utilizados para divulgação, enquanto atividades em grupo e debates moderados visam a participação ativa. A avaliação de impacto será realizada por meio de coleta de dados antes e depois das atividades. O projeto incorpora a Teoria da Mudança para identificar resultados desejados e desenvolver atividades que levem a essas mudanças. Estratégias incluem engajamento multidisciplinar, parcerias externas e avaliação participativa para ajustar as abordagens com base no feedback.Português (Brasil)Saúde mentalAssédio nas escolasFormação profissionalPromoção da saúde mental e prevenção do bullying: construindo relações respeitosas e inclusivasbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO