Dutra, Norivan Lustosa LisboaSilva, Luiz Henrique Vieira da2025-09-252025-11-042025-11-042025-09-252025-11-042025-11-04SILVA, Luiz Henrique Vieira da. Participação familiar no desenvolvimento do ensino aprendizagem na matemática: o caso dos alunos do 7º ano. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1477Este artigo tem como objetivo analisar impactos que a participação familiar causa no desenvolvimento do ensino-aprendizagem da matemática dos alunos de uma escola localizada na Região Administrativa de Ceilândia, Distrito Federal. A estratégia metodológica da pesquisa consiste em uma triangulação de dados através do embasamento na literatura e de uma pesquisa quali-quantitativa sobre a relação família-escola no ensino e na aprendizagem da matemática. Nesse processo, fez-se necessário a realização de entrevistas e aplicação de questionários como forma de potencializar a coleta de dados. Os resultados, sinalizam para impactos positivos quando a família se faz presente no desenvolvimento da aprendizagem escolar ao longo do ano.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Matemática - Estudo e ensinoEscola e famíliaProcesso de ensino e aprendizagem - MatemáticaParticipação da família - Aprendizagem matemáticaParticipação familiar no desenvolvimento do ensino aprendizagem na matemática: o caso dos alunos do 7º anobachelor thesisCIENCIAS EXATAS E DA TERRACIENCIAS HUMANAS