França, Andreia Maria da SilvaReis Junior, Francisco NunesAlexandre, Fabiana Netto2025-09-092025-09-09https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/732A Constituição Federal, em seu artigo 206, garante que a educação deve ser plural de ideias e pensamentos. Por sua vez, a Lei de Diretrizes e Bases para Educação (LDB) de 1996 coloca entre os princípios da Educação, o respeito à liberdade e o apreço à tolerância. No Brasil são comuns os casos de agressão à população LGBTQIA+, incluindo o ambiente escolar. As vítimas de discriminação são agredidas física e psicologicamente e, portanto, é urgente que se discuta o assunto dentro das salas de aula. O objetivo geral deste trabalho é: desenvolver uma abordagem pedagógica estruturada que utilize o cinema como ferramenta central para a exploração e discussão de temáticas pertinentes às questões LGBTQIA+. Este Trabalho Final de Curso (TFC) foca a diversidade sob o ponto de vista das questões enfrentadas pela população LGBTQIA+. Os procedimentos metodológicos adotados para a realização desta pesquisa consistiram em: levantamento e a análise do material bibliográfico relacionado à temática LGBTQIA+ no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a proposta de uma oficina pedagógica que aborde a temática.Português (Brasil)Attribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/Ensino profissionalEducação inclusivaDireitos humanosProjetando a tolerância: o cinema como ferramenta pedagógica para temas LGBTQIA+bachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO