Prado, Rafaela Fernandes doVieira, Elaine de OliveiraPinheiro, Karine Moura de FreitasSilva, Thaynnã Soares da2025-06-122025-06-12VIEIRA, Elaine de Oliveira; PINHEIRO, Karine Moura de Freitas; SILVA, Thaynnä Soares da. O uso de metodologias ativas: uma análise das percepções docentes e discentes no processo de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento da habilidade de resolver problemas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática para o Ensino Fundamental) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/376O presente artigo tem como objetivo analisar as percepções docentes e discentes sobre o uso de metodologias ativas e seus impactos na habilidade de resolver problemas. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com aplicação de um questionário aos docentes e discentes por meio de formulários google, em que eles expuseram suas opiniões a respeito dessas temáticas. As conclusões obtidas foram que as metodologias ativas auxiliam no desenvolvimento da habilidade de resolver problemas, sendo que elas já são vistas como instrumento de resolução de problemas, mas pode-se concluir também que muitos professores não as dominam, assim precisando de capacitação para aplicá-las de forma mais significativa. Quanto aos discentes, pode-se observar que eles preferem aulas diferenciadas, com uso das metodologias ativas, pois assim conseguem unir o conhecimento à realidade.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Ensino - MetodologiaPrática de ensinoMetodologia ativaRelação professor-alunoO uso de metodologias ativas: uma análise das percepções docentes e discentes no processo de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento da habilidade de resolver problemasbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO