Fonseca, Mateus GianniPires, Leandro Marcondes de Oliveira2025-09-302025-11-042025-11-042025-09-302025-11-042025-11-04PIRES, Leandro Marcondes de Oliveira. Intervenção docente como forma de estímulo à criatividade em matemática. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1481Este artigo teve por objetivo analisar como o feedback criativo contribui na construção de respostas com problemas abertos e fechados de um grupo de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio Integrado de um Campus do Instituto Federal de Brasília. Foi aplicado dois problemas a dois grupos, compostos por 9 estudantes no grupo A e 19 estudantes no grupo B. Para isso, foram analisadas a produção escrita dos estudantes com e sem o oferecimento de feedback criativo, a fim de verificar elementos que podem ser associados à criatividade em matemática. Após terem recebido o feedback criativo, os discentes apresentaram respostas de maior refinamento em relação ao grupo anterior. Os alunos pertencentes ao segundo grupo demonstraram uma capacidade superior em produzir respostas mais aprimoradas, e os comportamentos observados revelaram um interesse ampliado em buscar soluções para os problemas matemáticos apresentados.porCriatividade - MatemáticaProcesso criativoMatemática - Estudo e ensinoResolução de problemas - MatemáticaIntervenção docente como forma de estímulo à criatividade em matemáticabachelor thesisCIENCIAS EXATAS E DA TERRACIENCIAS HUMANAS