Silvano, Débora LeiteVasconcelos, Luiza Ribeiro de2025-08-262025-11-042025-11-042025-08-262025-11-042025-11-04VASCONCELOS, Luiza Ribeiro de. Desafios de interpretação de imagens em questões de biologia no Enem. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2024.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1307Este estudo investiga a interpretação de imagens em questões de biologia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Tróis (CED Stella), em Planaltina, Distrito Federal. A pesquisa revela que a maioria dos estudantes enfrenta dificuldades significativas na interpretação visual, possivelmente devido a falta de letramento visual durante a Educação Básica. Os resultados destacam a necessidade de estratégias pedagógicas que fortaleçam a leitura e compreensão de elementos visuais, sugerindo intervenções como a utilização de roteiros de leitura e aulas focadas na interpretação de linguagens não verbais para aprimorar as habilidades dos estudantes na resolução de questões visuais do Enem.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Educação midiáticaMétodo de estudoBiologia - Estudo e ensinoAlfabetização visualEnsino médio - AvaliaçãoDesafios de interpretação de imagens em questões de biologia no Enembachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS