Bernardes, Thiara de AlmeidaOliveira, José Marcos de2025-09-182025-11-042025-11-042025-09-182025-11-042025-11-04OLIVEIRA, José Marcos de. Aula de campo como uma ferramenta de sensibilização para conservação do cerrado. 2018. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2018.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1298Este trabalho possui autorização de publicação apenas do resumo. Devido a grande degradação natural que vem acontecendo, torna-se necessário desenvolver ações de Educação Ambiental, pois é preciso formar pessoas que se sintam parte integrante da natureza. Este trabalho teve como objetivo avaliar o uso de aulas de campo como ferramenta didática para sensibilização dos estudantes em relação à conservação do Cerrado. O estudo foi realizado com 101 alunos do 1º ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina. Duas turmas tiveram aulas expositivas em sala e outras duas participaram de uma aula de campo na forma de trilha ecológica. Em ambas, foram abordados os mesmos assuntos e realizado um experimento prático. Por meio de um questionário padronizado, foi avaliado o desempenho dos estudantes. A análise das respostas apontou que as duas estratégias de ensino podem gerar bons resultados, porém, aulas práticas em ambientes extraclasses tendem a ser mais envolventes, melhorando o interesse e a motivação dos estudantes.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Cerrados - Estudo e ensinoAprendizagem ativaPrática de ensinoAtividades criativas na sala de aulaEstratégias de aprendizagemCaminhada em trilhasResumoAula de campo como uma ferramenta de sensibilização para conservação do cerradobachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS