Silva, Cláudio Nei Nascimento daSampaio, Cyntia Layane Gusmão Souza2025-06-172025-06-17https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/388A eduCAPES é uma plataforma que armazena objetos educacionais abertos, que podem ser utilizados por alunos e professores da Educação Básica, Superior e PósGraduação (CAPES, 2018). O Mestrado em Educação Profissional da Rede Federal e Tecnológica (ProfEPT) optou por utilizar a eduCAPES como repositório dos produtos educacionais gerados a partir das dissertações de mestrado. Nesse sentido, a presente investigação parte da preocupação com a compreensão e possível apropriação pelos professores dos produtos educacionais a serem utilizados no Ensino Médio Integrado. O objetivo deste trabalho foi identificar o uso da plataforma eduCAPES por parte dos professores do Ensino Médio Integrado enquanto recurso a serviço de um processo de ensino-aprendizagem comprometido com a formação integral dos estudantes. A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano e os procedimentos metodológicos utilizados tiveram como base a abordagem quantitativa e qualitativa. Para a coleta dos dados foram utilizados um questionário composto por questões fechadas e abertas e entrevistas semiestruturadas. Esta pesquisa, além de buscar compreender a questão foco que se propôs investigar, isto é, a relação dos professores do Ensino Médio Integrado com a plataforma, culminou com a produção de um produto educacional, na forma de Objeto de Aprendizagem (OA), com a perspectiva de contribuir para a melhor apropriação dos docentes em relação à eduCAPES. Este OA, na forma de vídeo, é um tutorial e contém o passo a passo de como utilizar este repositório como recurso no processo de ensino-aprendizagem, tendo em conta uma formação crítica, consciente, plural e democrática. Os resultados revelaram que, além de haver certo distanciamento da escola com a cultura online, assim como das bases teóricas e práticas do letramento Informacional, das inovações nos processos educacionais, demonstrando dificuldades em romper os paradigmas tradicionais, os professores do Ensino Médio Integrado carecem de ferramentas que os orientem quanto à utilização e à apropriação das tecnologias que já estão disponíveis, para que promovam uma formação verdadeiramente integral.porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/EduCAPESEnsino médio integradoObjetos educacionais abertosA plataforma EduCAPES como recurso a serviço do processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio Integradomaster thesisCIENCIAS HUMANAS