Lima, Fernanda Bartoly Gonçalves deAlves, Dagma Ferreira2025-09-122025-09-12ALVES, Dagma Ferreira. Coletividade docente e formação integral do sujeito: uma proposta em prol de uma prática docente integrada. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/769Esta pesquisa tem como objetivo analisar o contexto da coordenação pedagógica como lócus de desenvolvimento profissional do docente, no sentido da construção de ações que permitam a melhoria das práticas pedagógicas para a formação integral dos estudantes, na perspectiva da omnilateralidade. Este estudo se constrói como produto de interação, reflexão e ação dos sujeitos envolvidos, como pesquisador e participante, no intuito de norteamento para processos de aperfeiçoamento da prática pedagógica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando como metodologia de investigação a pesquisa-ação. Assim, a utilização do referencial teórico incentivou a busca de uma reflexão sobre os princípios de uma prática docente integrada e de uma formação omnilateral com estudos de estratégias para a educação revolucionária na busca do melhor entendimento do fazer pedagógico. Dessas ações, buscou-se a construção e a viabilização do produto educacional, assinalando a organização dessas ações e saberes pedagógicos em uma coletânea intitulada Coletânea de estratégias para a construção de práticas integradas. Os resultados indicam que no contexto da educação profissional é possível desenvolver práticas pedagógicas integradas na perspectiva da omnilateralidade.porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/Coordenação pedagógicaPráticas pedagógicas integradasFormação integralEnsino profissionalColetividade docente e formação integral do sujeito: uma proposta em prol de uma prática docente integradamaster thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO