Silva, Rosa Amélia Pereira daPessoa, Adriana Rodrigues2025-06-102025-06-10https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/347Esse trabalho de pesquisa foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Brasília (IFB), na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Teve como objetivo geral analisar como o uso da metodologia ativa contribui no processo de ensino e aprendizagem de lógica de programação na EPT. Metodologias ativas apresentam possíveis mudanças na prática pedagógica que deixam de ser tradicionais e estabelecem conexão entre conteúdo, práxis pedagógicas, processo de ensino e aprendizagem significativa. Buscou-se utilizar a sala de aula Jigsaw que é uma técnica de aprendizagem cooperativa que promove uma melhor aprendizagem, melhora a motivação dos alunos e transforma a aprendizagem em experiência ativa. O ensino de lógica de programação no ensino médio, visa à formação de programadores, ativos e conscientes, com condições de intervir na sociedade, portanto pressupõe uma escola capaz de auxiliá-los no desenvolvimento de habilidades desafiadoras peculiares à programação, o que requer a utilização das metodologias ativas no processo de ensino e da aprendizagem significativa. A partir de levantamento das as principais dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem de lógica de programação na EPT, procurou-se desenvolver a proposta metodológica em forma de sequência didática apresentando atividade dirigida ao conteúdo de ensino de programação utilizando de metodologia ativa Jigsaw. A pesquisa possui abordagem qualitativa e realizou-se uma pesquisa-ação em escola pública do Distrito Federal com a participação de alunos do segundo ano do ensino médio integral. A coleta de dados deu-se em dois momentos: uma entrevista com professores de quatro escolas públicas do DF, servindo de base para a escolha da criação e desenvolvimento do produto educacional; a aplicação de uma sequência didática seguida de aplicação de questionário com os alunos. A proposta de abordagem de sequência didática com metodologia ativa Jigsaw possibilitou aos alunos estudarem de forma autônoma e desenvolverem a habilidade de cooperação, objetivo principal do método. Dessa forma, ressaltou-se a importância e a necessidade de propostas e metodologias pedagógicas que permitam aos estudantes refletir sobre situações e formas de estudo que estimulem e concretizem seu aprendizado.porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/Metodologia ativaLógica de programaçãoEducação profissionalO Jigsaw no ensino de lógica de programação na Educação Profissional e Tecnológicamaster thesisCIENCIAS HUMANAS