Braga, Bruno Marx de AquinoPereira, Nathália dos Santos2025-07-292025-07-29PEREIRA, Nathália dos Santos. O uso de realidade aumentada por meio do Geogebra para o ensino de projeções ortogonais. 2025. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Matemática, Educação e Tecnologias) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Estrutural, Brasília, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/460As dificuldades de aprendizagem em geometria espacial na percepção por objetos tridimensionais levam ao docente a busca por novas estratégias de ensino. Representações em livros didáticos ou quadro branco são insuficientes para a devida compreensão e visualização espacial, considerando que as representações se dão de forma planificada, o que prejudica a interpretação geométrica. Visando nisso, este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática através da função de realidade aumentada fornecida pelo aplicativo GeoGebra para desenvolver o interesse e o conhecimento de discentes de matemática do ensino médio, apresentando todo um novo conceito do uso de tecnologias em sala de aula.Português (Brasil)Matemática - Estudo e ensinoGeometria espacialRealidade aumentadaGeoGebra (Software)Mathematics - Study and teachingGeometry SolidAugmented realityO uso de realidade aumentada por meio do Geogebra para o ensino de projeções ortogonaisbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA