Sabino, Juliana CamposSilva, Stephanie Machado da2025-10-012025-11-042025-11-042025-10-012025-11-042025-11-04SILVA, Stephanie Machado da. Escape room: uma possibilidade de instrumento avaliativo. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1511Esta pesquisa tem como objetivo analisar a potencialidade de um Escape Room, relacionado ao aprendizado na área de matemática, como uma avaliação diagnóstica em uma turma de 1º ano do ensino médio. Desse modo, buscamos a utilização de um instrumento avaliativo que possa ser utilizado para analisar os conhecimentos dos alunos enquanto resolvem as atividades propostas, como uma avaliação diagnóstica. Este estudo contou com a colaboração de 6 alunos do 1° ano do ensino médio integrado em meio ambiente e 2 professores atuantes no Instituto Federal de Brasília. Para a realização da pesquisa, houve a elaboração do instrumento avaliativo, aplicação do Escape Room com os alunos e aplicação de questionários com alunos e professores. A pesquisa mostrou que, pelos resultados obtidos, é predominante o entendimento dos alunos e professores de que o Escape Room contribui para o desenvolvimento do estudante e que é possível utilizá-lo na avaliação para a aprendizagem.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Scape roomMatemática - estudo e ensinoAvaliação diagnósticaJogos - Educação matemáticaEscape room: uma possibilidade de instrumento avaliativobachelor thesisCIENCIAS EXATAS E DA TERRACIENCIAS HUMANAS