Brandão, Gandhia VargasRodrigues, Ismene Castro Sousa2025-08-062025-08-06RODRIGUES, Ismene Castro Sousa. Educação profissional e tecnológica e a inclusão de mulheres mães: superando barreiras educacionais. 2025. Trabalho de conclusão de curso. (Licenciatura em Educação Profissional) - Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/485Este estudo analisa as causas do abandono escolar de mulheres mães, relacionando-o às estruturas patriarcais que naturalizam a divisão sexual do trabalho, atribuindo a elas a responsabilidade exclusiva pelo cuidado doméstico e dos filhos. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseia-se em revisão bibliográfica e análise de dados estatísticos (IBGE, INEP) para demonstrar como a evasão escolar feminina é influenciada por violências simbólicas e pela falta de políticas educacionais inclusivas. Os resultados revelam que 32,6% das jovens interrompem os estudos devido à maternidade ou afazeres domésticos, contrastando com os motivos predominantes entre homens (trabalho, 53,5%). Destaca-se ainda o papel da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e de programas como o Mulheres Mil na reintegração escolar, ao oferecer formação técnica articulada às demandas do mercado. Conclui-se que a evasão não é uma escolha individual, mas resultado de desigualdades estruturais, exigindo ações pedagógicas sensíveis a gênero e redes de apoio para garantir a permanência dessas mulheres na escola.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Evasão escolarMulheresMãesEducação profissional e tecnológica e a inclusão de mulheres mães: superando barreiras educacionaisbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS