Oliveira, Áurea SousaSantos, Jean Carvalho Aguiar dos2025-09-292025-11-042025-11-042025-09-292025-11-042025-11-04SANTOS, Jean Carvalho Aguiar dos. O uso de metodologias ativas em uam licenciatura em matemática do IFB: uma perspectiva antes, durante e depois do período de ensino remoto. 2023 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1487O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada em um curso em Licenciatura em Matemática do IFB, abordando o tema do uso das Metodologias Ativas, antes, durante e depois do período de ensino remoto. Para tal, inicialmente, analisou-se o impacto do ensino remoto na forma de ensinar dos docentes e as transformações ocorridas em suas aulas. Posteriormente, buscou-se investigar se a utilização de tecnologias durante as aulas contribuiu para a inserção das metodologias ativas e averiguar, sob a perspectiva dos docentes, se a utilização dessas tem gerado efeito positivo no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, este estudo se caracteriza como uma pesquisa de campo, com caráter qualitativo e quantitativo. A coleta dos dados foi feita por meio de um questionário eletrônico e analisados pelo método indutivo, de maneira interpretativa. Os resultados demonstram que o período de ensino remoto gerou impacto no uso de metodologias ativas após este período, porém ainda há empecilhos para a sua implementação.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Metodologias ativasLicenciatura em matemáticaEnsino à distânciaProcesso de ensino e aprendizagemEducação matemáticaAutonomia dos alunosO uso de metodologias ativas em uam licenciatura em matemática do IFB: uma perspectiva antes, durante e depois do período de ensino remotobachelor thesisCIENCIAS EXATAS E DA TERRACIENCIAS HUMANAS