Oliveira, Blenda Cavalcante deNobres, Márcia Paula Ferreira RodriguesSilva, Thalita Andressa Barbosa Paes Landim2025-08-182025-08-18NOBRES, Márcia Paula Ferreira Rodrigues; SILVA, Thalita Andressa Barbosa Paes Landim. A inclusão da pessoa com deficiência no ensino técnico e profissional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) – Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/570O presente trabalho é fruto da Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica . Tem como tema de pesquisa a inclusão da pessoa com deficiência no ensino técnico e profissional e apresenta como pergunta geradora a seguinte questão: Como preparar o corpo docente e demais servidores da instituição para receber os alunos com deficiência e transtornos de aprendizagem na educação profissional e técnica do curso de Assistente Administrativo? Será que é necessária a formação continuada do professor visando um ambiente inclusivo? Apresenta como objetivo geral: Analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência e transtornos de aprendizagem na educação profissional e técnica. E tem como objetivos específicos: Analisar a dinâmica da escola profissional e técnica diante do recebimento de estudantes com deficiência e transtornos de aprendizagem; Compreender como ocorre a inclusão nos cursos profissionalizantes; Propor ações de cunho reflexivo e pedagógico para a instituição de ensino observada. A pesquisa analisou uma escola profissionalizante privada e observou como ocorre o processo de inclusão do aluno com deficiência e transtorno de aprendizagem neste ambiente. Foram presenciadas dificuldades estruturais, além de limitações nas formações dos professores para o trabalho com esses estudantes.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Pessoas com deficiência - EducaçãoEducação inclusivaProfessores de ensino técnico - FormaçãoA inclusão da pessoa com deficiência no ensino técnico e profissionalbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS