Sousa, Rafael Machado deSilva, Heitor Vieira da2025-05-062025-05-072025-11-042025-11-042025-05-062025-05-072025-11-042025-11-04SILVA, Heitor Vieira da. Mudança conceitual em química por meio de atividade lúdica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1581A educação científica é um desafio imprescindível ao desenvolvimento das sociedades com a formação de cidadãs e cidadãos verdadeiramente preparados para o Mundo do Trabalho, pelo aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de Química motivou esta presente investigação. Utilizou-se da Mudança Conceitual como metodologia de pesquisa, analisando por meio de questionário anterior e posterior à intervenção pedagógica o uso da Teoria de Jogos aplicada ao Ensino de Ciências. O objetivo desta investigação é examinar a aplicação de metodologia ativa e lúdica, na promoção de evolução conceitual aplicada ao ensino de formação de soluções. Os resultados obtidos corroboraram que tal atividade é capaz de proporcionar condições necessárias para a acomodação de conceitos científicos relacionados a soluções, superando Concepções Alternativas acerca do tema ensinado.porQuímica - Estudo e ensinoMetodologias ativasEducação lúdicaMudança conceitual em química por meio de atividade lúdicabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS