Braga, Bruno Marx de AquinoMartins, Thaynara Adriana Aragão2025-05-122025-11-042025-11-042025-05-122025-11-042025-11-04MARTINS, Thaynara Adriana Aragão. Desenvolvimento de prática computacional desplugada para o ensino médio na perspectiva da BNCC. 2022. 86 [+ 83] p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1484Com o rápido avanço e necessidade de interação com as novas tecnologias surge o conceito do pensamento computacional (PC), que pode ser descrito como a habilidade intelectual de solucionar problemas pensando de forma computacional. Em 2018 temos essas conceitos e habilidades incorporados a base nacional comum curricular (BNCC), especificamente na área da matemática, por conseguinte o presente trabalho teve como objetivo geral o desenvolvimento de um jogo que trabalhasse o pensamento computacional de forma desplugada com alunos da educação básica. Portanto foi elaborado e confeccionado o jogo das cartas que tem como objetivo o uso de diagramas de regras condicionais para solucionar problemas de agrupamento. As questões apresentadas no jogo pertencem a prova da olimpíada brasileira de informática (OBI), visto que a prova abrange os temas relacionados as habilidades da BNCC. No jogo os alunos utilizaram as cartas para montar diagramas das regras condicionais se então, se somente se, e conectivos e/ou, e usá-los para solucionar os problemas de agrupamento de uma a três grupos.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/BNCCDiagramasJogosPensamento Computacional DesplugadoDesenvolvimento de prática computacional desplugada para o ensino médio na perspectiva da BNCCbachelor thesisCIENCIAS HUMANASCIENCIAS EXATAS E DA TERRA