Pereira, Nizamara SimenremisMorais, Ayla Caroline Leite de2025-05-132025-05-13MORAIS, Ayla Caroline Leite de. A experimentação no ensino de química como estratégia pedagógica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/175O ensino de Química nas escolas enfrenta desafios pela falta de recursos e investimentos em laboratórios e reagentes. Atividades experimentais de baixo custo podem suprir essa carência, tornando o aprendizado mais interessante e acessível. A experimentação estabelece conexões entre a sala de aula e o cotidiano dos estudantes, tornando o estudo da Química relevante e estimulante, atividades práticas promovem uma aprendizagem significativa, desenvolvem habilidades práticas e estimulam o pensamento científico. É necessário fazer mudanças na prática pedagógica, estimulando a curiosidade dos alunos e favorecendo a realização de experimentos como forma dinâmica de ensino. O trabalho revisa a importância da experimentação na Química, analisa sua relevância no aprendizado dos alunos e destaca sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem. Apresenta também uma forma alternativa e de baixo custo que pode enriquecer as aulas, facilitando a compreensão de conceitos e despertando o interesse dos alunos para assumirem um papel ativo em seu aprendizado.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Química - Estudo e ensinoAprendizagem significativaQuímica - ExperiênciasLaboratórios de químicaA experimentação no ensino de química como estratégia pedagógicabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO