Pereira, Mônica Luciana da SilvaReis, Silvana Vasconcelos dos2025-08-062025-08-06REIS, Silvana Vasconcelos dos. Conexões interdisciplinares para o aprendizado: monitoria do proeja e a formação em licenciatura profissional e tecnológica. 2025. Trabalho de conclusão de curso. (Licenciatura em Educação Profissional) - Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/483Este estudo analisou o papel da monitoria na formação de futuros professores de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica (LEPT) e seu impacto na aprendizagem de jovens e adultos no contexto do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos(PROEJA), com foco na interdisciplinaridade. Utilizando uma abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas, a pesquisa evidenciou que a monitoria proporcionou aos futuros professores uma experiência prática significativa, contribuindo para sua formação e para a inovação pedagógica no PROEJA. A interdisciplinaridade, por sua vez, mostrou-se como um elemento fundamental para a construção de aprendizagens significativas e para a adaptação da educação às demandas do século XXI. Os resultados destacam a importância da monitoria e da interdisciplinaridade para a formação de professores e para a melhoria da qualidade da educação no PROEJA.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Educação profissional e tecnológicaFormação de professoresProejaMonitoriaConexões interdisciplinares para o aprendizado: monitoria do proeja e a formação em licenciatura profissional e tecnológicabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS