Rocha, Deise Ramos daPassos, Dagylla Ohana Bezerra2025-10-022025-11-042025-11-042025-10-022025-11-042025-11-04PASSOS, Dagylla Ohana Bezerra. Formação inicial e continuada de professores de crianças com transtorno do espectro autista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Campus São Sebastião, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1534As crianças com o transtorno do espectro autista, precisam de um acompanhamento adequado em sala de aula. Pensando nisso, e entendendo a importância de que o professor que trabalha com educação especial seja um profissional qualificado, dono de um saber reconhecido socialmente e competente, o objetivo do presente estudo foi compreender como é feita a formação inicial e continuada dos professores para lidar com crianças com transtorno do espectro autista. A pesquisa é um estudo de caso que foi realizado a partir de uma entrevista com dois professores que têm mais de 25 anos de profissão. A partir dos resultados dessa pesquisa, pôde-se refletir que, para que essa inclusão seja efetiva, é preciso que a criança passe por uma boa avaliação pedagógica e psicopedagógica feita por uma equipe especializada e multidisciplinar, para o professor ter uma noção do seu repertório de aprendizagem, considerando que é imprescindível a construção de um plano educacional individualizado e que a escola promova as adaptações curriculares para que ela tenha proximidade do conteúdo oferecido no dia a dia. Quando essa criança passa por essa avaliação, o professor já sabe quais habilidades essa criança já possui e quais ela ainda precisa desenvolver. Com isso o professor pode desenvolver a função de mediador, facilitador e articulador no processo educativo desse estudante.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Professores - FormaçãoTranstornos do espectro autistaEducação inclusivaFormação inicial e continuada de professores de crianças com transtorno do espectro autistabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS