Brandão, Gandhia VargasAmorim, Mariléia de Jesus2025-08-122025-11-042025-11-042025-08-122025-11-042025-11-04AMORIM, Mariléia de Jesus. EPT e o empreendedorismo feminino: incentivando mulheres a ingressar em carreiras técnicas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Profissional) – Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2024.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1403O artigo discute a relação entre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e o empreendedorismo feminino, abordando os desafios enfrentados pelas mulheres em carreiras técnicas. O objetivo principal é identificar as melhores práticas e estratégias para promover o empreendedorismo feminino na EPT, visando aumentar a participação das mulheres em profissões historicamente dominadas por homens. Através de uma revisão da literatura e da análise de dados, o estudo examina políticas públicas e programas como o "Mulheres Mil" e suas contribuições para a inclusão e empoderamento feminino. A pesquisa ressalta a importância de apoiar as mulheres com capacitação técnica e financeira, além de enfrentar estereótipos de gênero e falta de apoio institucional. O artigo conclui propondo estratégias para a criação de um ambiente mais inclusivo e equitativo na EPT, que valorize o papel das mulheres na sociedade e na economia.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Educação profissionalEmpreendedorismoIgualdade de oportunidadesEPT e o empreendedorismo feminino: incentivando mulheres a ingressar em carreiras técnicasbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS