Pereira, Alessandra AntoniaMendes, Pércio Danúbio Leite2025-11-052025-11-05MENDES, Pércio Danúbio Leite. A importância da formação do professor de Geografia no enfrentamento do desafio da educação inclusiva, em especial o TDAH. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Campus Riacho Fundo, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/2017O presente estudo analisa a importância de inserir conteúdos de Educação Inclusiva, como o TDAH, na formação de licenciandos em Geografia, destacando a necessidade de preparar os professores para lidar com a diversidade e promover a inclusão escolar. A pesquisa revelou que os cursos de licenciatura em Geografia não oferecem formação voltada à Educação Inclusiva, o que dificulta a preparação dos professores para lidar com a diversidade em sala de aula. No percurso da pesquisa foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com base em livros, artigos e teses, bem como, uma análise documental dos Planos Pedagógicos de Cursos de duas instituições públicas de ensino superior, em Brasília, que buscou identificar se os planos têm componentes de Educação Inclusiva ou mesmo conteúdos afetos. Os resultados permitem concluir que a inserção de conteúdos da Educação Inclusiva, sobretudo o TDAH, na formação de licenciandos em Geografia é fundamental para a promoção da inclusão escolar. Isso porque, ao serem preparados para lidar com a diversidade, os professores estarão em melhores condições de oferecer um ensino de qualidade a todos os estudantes, independentemente de suas características individuais.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Professores de geografia - FormaçãoDistúrbio de Déficit de Atenção com HiperatividadeEducação inclusivaA importância da formação do professor de Geografia no enfrentamento do desafio da educação inclusiva, em especial o TDAHbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANACIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO