Dumont Júnior, Marcos VitorSantos, Fabiana Fideles dos2025-09-082025-11-042025-11-042025-09-082025-11-042025-11-04SANTOS, Fabiana Fideles dos. Análise do conteúdo de evolução em livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021. 2022. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1232O tema Evolução é muito importante para a compreensão da Biologia. A forma como ele é abordado nos livros didáticos influencia diretamente como o professor vai conduzir suas aulas. O presente trabalho se trata de uma pesquisa qualitativa acerca dos principais tópicos de maior relevância para essa área apresentados em cinco livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2021. Foram 19 tópicos escolhidos divididos nas áreas de Sistemática, Teoria Científica, principais autores, evidências evolutivas, a perspectiva da Paleontologia e mecanismos evolutivos. Nenhum livro atingiu os 19 critérios aqui mencionados. Porém, a inobservância desse aspecto não torna a obra didática necessariamente ruim. Embora, alguns livros tratem de forma bem resumida os assuntos e outros prezem por uma explicação mais longa, eles são apropriados para uma boa educação dos estudantes e uma boa base para os docentes.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Livros didáticosEvolução (Biologia) - Estudo e ensinoMaterial didáticoEnsino - Meios auxiliaresAnálise do conteúdo de evolução em livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021bachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS