Delgado, Marina NevesDurães, Lucas Oliveira2025-08-202025-08-20DURÃES, Lucas Oliveira. Fanero em prática: guia prático-teórico e seus efeitos no aprendizado de botânica. 2025. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/599O presente estudo visa mitigar a impercepção botânica e para tanto teve como objetivo elaborar um guia prático-teórico acompanhado de roteiros de aulas práticas de Botânica e avaliar sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem. O material foi desenvolvido com foco na morfologia de fanerógamas, utilizando espécies vegetais comuns no cotidiano brasileiro, buscando combater a impercepção botânica e tornar o ensino mais acessível, contextualizado e atrativo. A pesquisa foi aplicada na disciplina de Morfologia e Taxonomia de Fanerógamas do curso de Licenciatura em Biologia do IFB – Campus Planaltina, envolvendo 10 estudantes. Foram realizadas duas aulas teóricas expositivas dialogadas e uma aula prática, intercaladas por três questionários avaliativos. Os resultados indicaram diferenças quantitativas entre as abordagens teórica e prática para alguns assuntos, tendo aumento da aprendizagem pós aula prática em alguns casos, equidade da aprendizagem pós e pré-prática em outros casos e maior aprendizagem no pré-prática em situações específicas. Entretanto, os dados qualitativos demonstraram expressivo aumento no interesse, na participação e no engajamento dos alunos durante a aula prática, que contou com o maior número de participantes, mesmo ocorrendo em um sábado, no período matutino, logo após aulas na sexta-feira, no período noturno. Os relatos dos estudantes também indicam que a utilização de materiais didáticos contextualizados, como o guia prático-teórico, contribui significativamente para a superação da impercepção botânica. Conclui-se que o uso integrado de recursos teóricos e práticos potencializa o ensino de Botânica, tornando-o mais eficiente, significativo e motivador.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Botânica - Estudo e ensinoAprendizagem ativaAtividades criativas na sala de aulaPrática de ensinoFanero em prática: guia prático-teórico e seus efeitos no aprendizado de botânicabachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS