Fernandes, Silvia Dias da CostaPereira, Carlos Alberto Silva2025-09-182025-11-042025-11-042025-09-182025-11-042025-11-04PEREIRA, Carlos Alberto Silva. A importância do componente curricular prática de ensino para a formação do docente em biologia. 2019. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2019.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1304O curso de Licenciatura em Biologia capacita o licenciando para sua jornada como futuro docente e o componente curricular Prática de Ensino cumpre boa parte deste papel. Teve seu surgimento na década de 30, vindo a ser regulamentada como estágio supervisionado em 1962, no CFE pelo parecer n° 292, com 300 horas, sendo efetivada como Prática de Ensino pela LDB 9.394/1996. Hoje é regida pela Resolução CNE/CP no 2/2015, com 400 horas de carga. Este estudo buscou analisar a percepção dos estudantes da Licenciatura em Biologia do IFB- Campus Planaltina, em relação às atividades desenvolvidas em tal componente curricular, pretendeu identificar elementos que facilitam e dificultam o exercício da Prática de Ensino no curso e apontar propostas de solução para qualificar as aulas. A coleta dos dados foi a distância, via Google formulário disponibilizado pelo aplicativo WhatsApp, sendo o questionário composto por uma questão objetiva e três subjetivas, respondidas por 26 pesquisados. O estudo revelou que 88,5% dos liceciados consideram a Prática de Ensino importante e decisiva para a formação, sendo que o domínio de estratégias de ensino é algo que facilita as atividades durante as simulações das aulas e, falta de confiança e nervosismo tendem a dificultar as atividades enquanto docente. Entre as sugestões para melhorar e qualificar a Prática de Ensino, foi abordado o vínculo deste componente curricular com o ensino médio do próprio Campus seria interessante, evidenciando confusão entre os objetivos da Prática de Ensino e do estágio supervisionado, havendo necessidade de maiores explicações da legislação educacional vigente.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Professores de ensino de primeiro grau - FormaçãoProfessores - FormaçãoBiologia - Estudo e ensinoPrática de ensinoA importância do componente curricular prática de ensino para a formação do docente em biologiabachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS