Barbalho, Daniela dos Santos TrovãoSilva, Daniel Soares2025-05-132025-11-042025-11-042025-05-132025-11-042025-11-04SILVA, Daniel Soares. Avaliações de diferentes atividades de química propostas em trilhas de aprendizagem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1596Metodologias ativas são, um dos meios de transformar o processo de ensino-aprendizagem como um todo. A disciplina de química em particular é considerada por muitos uma das mais difíceis dentre todos componentes curriculares do ensino médio, o ensino de química exige dedicação e a procura por essas metodologias ativas, que façam a aprendizagem mais proveitosa para os estudantes e colaborem com o interesse deles para a matéria. Pensando nisso, as trilhas de aprendizagem da química foram desenvolvidas pela professora Daniela Trovão, com uma diversidade de atividades adaptadas para o ensino de química. Duas trilhas foram aplicadas para uma turma de 1° ano do ensino médio do IFB - Campus Gama, nos dois primeiros bimestres do ano letivo de 2022. Elas foram analisadas neste trabalho, trazendo a receptividade dos alunos quanto a essa metodologia, mostrando que, as trilhas podem ser aprimoradas e incluídas na rotina dos alunos.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Química - Estudo e ensinoAprendizagem ativaTrilha de aprendizagemEducação profissionalAvaliações de diferentes atividades de química propostas em trilhas de aprendizagembachelor thesisCIENCIAS HUMANAS