Silva, Juliana Rocha de FariaNogueira, Pablo Neris2025-09-152025-11-042025-11-042025-09-152025-11-042025-11-04NOGUEIRA, Pablo Neris. Reflexões sobre o ensino de ciências no contexto geek. 2020. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2021.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1338Recursos da cultura geek são utilizados no contexto escolar aparentemente sob uma abordagem de práticas informais no âmbito do ensino formal. O termo geek, sinônimo do termo nerd, caracteriza indivíduos obcecados por conhecimento tecnológico que, além do interesse em tecnologia de ponta, possuem também interesse nas redes sociais. Nesta pesquisa, busca-se refletir sobre estratégias para o ensino de Ciências a partir das práticas que envolvem a obtenção de conhecimentos de recursos como filmes, jogos, animes, séries e histórias em quadrinhos vivenciadas em comunidades geeks. Para isso, procura identificar como os membros das comunidades geeks adquirem conhecimentos a partir dos objetos colecionáveis e compartilhados por cada uma dessas comunidades e propõe orientações para o ensino de Ciências tendo como referência as práticas dessas comunidades. A metodologia sob uma perspectiva qualitativa, envolve entrevistas a partir de um roteiro semiestruturado com membros de comunidades geeks que são professores da Educação Básica e Superior. Na análise categorizou-se os dados considerando os diferentes perfis de membros das comunidades geeks, os principais fatores de aquisição do conhecimento presentes nestas comunidades. Dessa análise, procurou-se sugerir diferentes maneiras de utilização desses recursos para serem adaptados ao ensino de Ciências. Conclui-se que o interesse por recursos geek possa ser impulsionado a partir dos super-heróis; a necessidade de se estabelecer a conexão do professor com o aluno de modo a subsidiar suas decisões do planejamento das aulas; a utilização de recursos diversos (impressos, digitais, audiovisuais etc.) do mesmo ou de diferentes personagens e ao alcance do professor; e a seleção dos trechos que permitam atingir os objetivos da aprendizagem ou permitir que os alunos cheguem em possíveis conteúdos a partir deles mesmos sob a medição do professor em uma abordagem preferencialmente interdisciplinar.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Nerds (Entusiastas de computador)Ciências - Estudo e ensinoJogos educativosAtividades criativas na sala de aulaPrática de ensinoReflexões sobre o ensino de ciências no contexto geekbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS