Silvano, Débora LeiteDourado, Maria Silva2025-08-202025-11-042025-11-042025-08-202025-11-042025-11-04DOURADO, Maria Silva. O ensino e aprendizagem de conservação de espécies animais do cerrado, no ensino médio. 2025. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1230O bioma Cerrado abriga uma das maiores biodiversidades naturais do território nacional, com elevado grau de endemismo entre suas milhares de espécies vegetais e animais. É também um importante reservatório hídrico, contendo vários aquíferos, além de inúmeras nascentes que alimentam diversas bacias hidrográficas brasileiras. Entretanto, a ação antrópica tem provocado a progressiva redução da vegetação nativa, degradação do solo e comprometimento dos recursos hídricos. É urgente a promoção de ações e estratégias voltadas à conservação desse bioma, fundamentais para a sobrevivência da fauna, da flora, dos Povos Tradicionais e das comunidades Cerratenses. Este estudo teve como objetivo investigar estratégias eficazes para o ensino sobre a conservação de espécies animais, com identificação das abordagens pedagógicas utilizadas atualmente, avaliando a eficácia dessas abordagens em termos de aumento de conhecimento e mudança de atitude dos estudantes e propostas de testar novas metodologias de ensino para a aprendizagem diante da realidade de degradação do bioma. Inicialmente, realizou-se uma revisão da literatura, buscando identificar os métodos atuais de ensino de conservação de espécies animais do Cerrado no Ensino Médio, as contribuições dessas metodologias na conscientização e atitudes dos estudantes e as lacunas na pesquisa existente com a necessidade de novos estudos. A partir dos resultados obtidos, foi possível escolher estratégias de Educação Ambiental focadas na conservação das espécies animais do Cerrado. Ao longo da realização deste estudo foram elaborados alguns materiais e realizadas algumas atividades junto à comunidade estudantil do Campus Planaltina. É possível concluir que o incentivo a estudos de interações interdisciplinares pode levar os alunos a uma percepção mais abrangente sobre o nosso bioma, a degradação e a fragmentação de florestas que atingem níveis preocupantes pelos impactos ambientais. É imprescindível ampliar o conhecimento sobre a importância da conservação do Cerrado, especialmente no ambiente escolar, promovendo um processo educativo que desperte a consciência crítica dos educandos e contribua para a formação de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade e a proteção ambiental.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Cerrados - PreservaçãoAnimais - ProteçãoAnimais dos cerradosFauna SilvestreO ensino e aprendizagem de conservação de espécies animais do cerrado, no ensino médiobachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS