Dias, Deise BarretoMelo, Fernanda Michele de Araújo2025-09-182025-11-042025-11-042025-09-182025-11-042025-11-04MELO, Fernanda Michele de Araújo. Utilização de metodologias ativas por professores do curso de licenciatura em biologia do Instituto Federal de Brasília - IFB - Campus Planaltina no processo de ensino-aprendizagem. 2018. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2018.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1198Este trabalho possui autorização de publicação apenas do resumo. A metodologia ativa se apresenta como uma concepção de ensino potencializadora no processo de aprendizagem dos estudantes nos diversos níveis de educação. Sua utilização nos contextos educacionais ressignifica a gama de estratégias que podem ser empregadas com foco direto na melhoria da aquisição dos conhecimentos por parte dos estudantes. Contudo, as metodologias ativas requerem um espaço maior para discussão e implementação, sendo sua utilização um fator ainda desafiador para os docentes e licenciandos em formação. Diante do exposto, o presente estudo buscou investigar o entendimento e abordagem das metodologias ativas por docentes do ensino superior de licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Brasília - IFB – Campus Planaltina, bem como compreender como estas podem contribuir para a construção do protagonismo estudantil e para a identidade pedagógica dos licenciandos. Para coleta dos dados foi utilizado como ferramenta um questionário majoritariamente composto por questões abertas, caracterizando o estudo em questão como uma pesquisa de caráter qualitativo. Após a análise do material obtido, os resultados revelam que os professores investigados em sua maioria fazem uso das metodologias ativas, reconhecendo-as como ferramentas que enriquecem o ambiente de aprendizagem, sendo indispensável sua utilização no ensino. Além disso, foi possível identificar as metodologias ativas que estão presentes na prática dos sujeitos de pesquisa. A utilização de diferentes estratégias de ensino auxilia no processo de formação aos estudantes, pois aumentam a potencialidade de ensino-aprendizagem dos assuntos do curso e fornecem um conhecimento mais abrangente de métodos que poderão ser utilizados nas futuras experiências profissionais dos licenciandos.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Aprendizagem ativaProfessores de ensino de primeiro grau - FormaçãoEstratégias de aprendizagemResumoUtilização de metodologias ativas por professores do curso de licenciatura em biologia do Instituto Federal de Brasília - IFB - Campus Planaltina no processo de ensino-aprendizagembachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS