Dumont Júnior, Marcos VitorLima Júnior, Renilson de Sena2025-09-092025-11-042025-11-042025-09-092025-11-042025-11-04LIMA JÚNIOR, Renilson de Sena. Evolução biológica: percepções de professores de ciências naturais/biologia atuantes no ensino básico do Distrito Federal. 2021. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2022.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1299Apesar de sua importância como eixo integrador da Biologia, existem muitos problemas relacionados ao ensino da Evolução Biológica. O presente trabalho trata das percepções sobre Evolução Biológica de 34 professores das disciplinas de Ciências Naturais e/ou Biologia atuantes no Ensino Básico do Distrito Federal. Conceitos e concepções sobre a evolução biológica e teorias evolutivas foram analisadas de modo quali-quantitativo por meio da aplicação de um questionário. Os dados quantitativos foram analisados a partir de estatística descritiva e teste de hipótese, enquanto os dados qualitativos foram submetidos a uma análise textual descritiva. As respostas obtidas revelaram um desempenho não satisfatório dos respondentes. Houve diferença significativa entre o desempenho ligeiramente melhor de professores formados em instituições públicas e o desempenho dos formados em instituições privadas. Por outro lado, o ano de formação não influenciou significativamente as respostas, indicando que problemas encontrados no ensino de evolução são perenes. Além disso, as percepções de parcela considerável dos professores são progressistas e finalistas, revelando um viés lamarckista em suas concepções de evolução.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Evolução (Biologia) - Estudo e ensinoProfessores de ciênciaProfessores de biologiaEvolução biológica: percepções de professores de ciências naturais/biologia atuantes no ensino básico do Distrito Federalbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS