Lopes, Luiz Fernando RodriguesAlmeida, João Miguel Martins Fontinele2025-09-262025-11-042025-11-042025-09-262025-11-042025-11-04ALMEIDA, João Miguel Martins Fontinele. Jogos africanos na educação matemática: promovendo a lei 10.639/03. 2023. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Campus Estrutural, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1499O presente artigo teve como objetivo aplicar os jogos africanos Oware e Senet no ensino de matemática, visando valorizar a cultura africana e contribuir para a implementação da Lei 10.639/03. A pesquisa utilizou metodologia qualitativa e quantitativa, aplicando os jogos em duas escolas: Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte e IFB Campus Estrutural. Os resultados indicam que a aplicação desses jogos não apenas explorou conceitos matemáticos, mas também promoveu a valorização da cultura africana, alinhando-se à legislação. A experiência prática demonstrou eficácia didática e impactos positivos na construção de uma consciência cultural mais ampla e inclusiva, porém é necessário continuidade e expansão dessas práticas para promover uma educação mais intercultural.porMatemática - Estudo e ensinoJogos no ensino de matemáticaEnsino médio - Distrito Federal (Brasil)Cultura africanaMathematics - Study and teachingGames in mathematics educationHigh School - Distrito Federal (Brasil)African cultureJogos africanos na educação matemática: promovendo a lei 10.639/03bachelor thesisCIENCIAS HUMANASCIENCIAS EXATAS E DA TERRA