Gonçalves, Juliano RosaRodrigues, Vanderlúcia Pinto da FonsecaRamos, Hugo Uriel de Barros2025-10-222025-11-042025-11-042025-10-222025-11-042025-11-04RODRIGUES, Vanderlúcia Pinto da Fonseca; RAMOS, Hugo Uriel de Barros. Inserção da educação ambiental a partir dos princípios agroecológicos nas séries iniciais utilizando a construção de hortas agroecológicas. 2018. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Agroecologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2018.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1645Nesta pesquisa foi realizado um trabalho de Educação Ambiental com ênfase na construção de hortas agroecológicas em duas escolas públicas de séries iniciais do ensino fundamental, na cidade de Planaltina/DF: CAIC Assis Chateaubriand e Centro de Ensino Especial 01. A proposta foi estabelecer o desenvolvimento de Educação Ambiental com o olhar voltado para as práticas de manejo das hortas construídas dentro das escolas, que respeitem os princípios da Agroecologia, visando o desenvolvimento de temas da Educação Ambiental de forma interdisciplinar. Partiu-se do pressuposto que o tema Educação Ambiental não deve ficar restrito às quatro paredes da sala de aula, mas precisa deslocar-se para uma prática que interaja com o ambiente escolar e além dos muros das escolas, tendo como seus principais atores os alunos como multiplicadores dessa reflexão. Os alunos e professores que participaram do projeto visitaram o Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina/DF e desenvolveram oficinas de produção de mudas, apicultura e percepção sensorial, que tiveram repercussão na organização das hortas agroecológicas dentro das escolas. Foi feita uma análise do impacto que as hortas promoveram no ambiente escolar e quais mudanças foram demonstradas pelos alunos e também da comunidade escolar durante esse processo, através da aplicação de questionários. Os resultados alcançados demonstraram uma mudança nas práticas incorretas no manejo do solo e da matéria orgânica e efetividade do trabalho na conscientização ambiental dos estudantes, além da construção de autonomia das escolas para manter as hortas funcionando.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/HortaliçasOlericulturaEducação ambientalAgricultura orgânicaInserção da educação ambiental a partir dos princípios agroecológicos nas séries iniciais utilizando a construção de hortas agroecológicasbachelor thesisCIENCIAS AGRARIAS