Rosa, Rossana Cortelini daLima, Gabriel Carly2025-08-072025-08-07https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/502Esse trabalho expõe o processo de design de um brinquedo educativo voltado para auxiliar crianças no processo de alfabetização. Nessa condição, a metodologia utilizada foi fundamentada a partir da obra de Löbach em colaboração com algumas ferramentas propostas por Baxter. Portanto, o projeto pode ser dividido em quatro etapas: análise do problema, geração de alternativas, avaliação de alternativas e realização da solução. Durante a análise do problema, foi realizada uma pesquisa exploratória acerca do processo de alfabetização e da teoria de design emocionalmente durável, coletando informações para embasar as decisões realizadas no resto do projeto. Após isso, foram realizadas análises de design, com o intuito de avaliar o mercado de brinquedos, as normas de segurança e os produtos concorrentes. Nesse contexto, foram estabelecidos os requisitos que serviriam de critérios de avaliação do conceito final. Em seguida, na etapa de geração de alternativas, as ferramentas brainstorming e MESCRAI foram utilizadas para auxiliar na elaboração de diversos conceitos, os quais foram avaliados posteriormente. Por fim, após selecionar uma das alternativas, foi modelado digitalmente, utilizando o software Blender, um protótipo de média-fidelidade em 3D, para que pudesse ser apresentado na banca. Nesse contexto, é possível afirmar que os objetivos estabelecidos foram alcançados, baseando-se nas análises e apresentação do modelo final.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/AlafabetizaçãoBrinquedos educativosANIMAGRAMA: projeto conceitual de um brinquedo voltado para alfabetizaçãobachelor thesisCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS