Souza, Juliana Campos Sabino deMoraes, Adrienne Vitória da Rocha2025-09-242025-11-042025-11-042025-09-242025-11-042025-11-04MORAES, Adrienne Vitória da Rocha. Aplicação de metodologias ativas no ensino da matemática: possibilidades para o ensino de trigonometria. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1501Este artigo tem o intuito de mostrar que a aplicação das metodologias ativas é interessante no processo de ensino-aprendizagem, pois diversifica e implementa o modelo tradicional fazendo ajustes necessários para tornar a Matemática que é vista como uma disciplina desafiadora, um estímulo ao aluno a ter confiança e autonomia no sistema de aprendizagem, essa pesquisa se deu no Instituto Federal de BrasíliaCampus Estrutural. O trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes e professores quanto a aplicações das Metodologias de Ensino na turma do 2º ano do Ensino Médio no conteúdo de trigonometria. Como resultado é perceptível que diversificar e complementar o processo de ensino-aprendizagem com Metodologias Ativas despertam estímulos e interesses na aprendizagem de matemática.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Matemática - Estudo e ensinoMetodologias ativasProcesso de ensino e aprendizagemMatemática - Métodos de ensinoTrigonometriaSequência didáticaAplicação de metodologias ativas no ensino da matemática: possibilidades para o ensino de trigonometriabachelor thesisCIENCIAS EXATAS E DA TERRACIENCIAS HUMANAS