Rodrigues, Rodrigo Soares GuimarãesCosta, Railda Rodrigues2025-09-292025-11-042025-11-042025-09-292025-11-042025-11-04COSTA, Railda Rodrigues. A relação educação e trabalho nas perspectivas curriculares contemporâneas públicas pós-reforma no ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Profissional) — Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1424Esse estudo teve como objetivo a investigação da relação entre educação e trabalho nas perspectivas curriculares contemporâneas, especialmente após a reforma do ensino médio, na Rede Pública do Distrito Federal. Foi adotada uma abordagem qualitativa, utilizando-se da análise documental do currículo do ensino médio oferecido pela Secretaria de Educação do Distrito Federal. O referencial teórico se fundamentou nas contribuições de Saviani, o qual enfatiza a mediação entre educação e trabalho através da prática social. Os resultados da pesquisa evidenciaram a necessidade de uma abordagem curricular menos tecnicista no ensino médio, que transcenda a mera preparação para o mercado de trabalho. A conclusão ressalta a importância de um currículo direcionado à formação integral dos estudantes, estimulando a reflexão crítica, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, bem como a compreensão dos aspectos socioculturais e históricos do trabalho.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Ensino médioEducação para o trabalhoReforma do ensinoA relação educação e trabalho nas perspectivas curriculares contemporâneas públicas pós-reforma no ensino médiobachelor thesisCIENCIAS HUMANAS