Purper, RaquelPires, Kellyan Crystyna Silva2025-12-062025-12-06PIRES, Kellyan Crystyna Silva. Residência pedagógica e suas contribuições para a docência. 2024. Orientadora: Raquel Purper. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) — campus Brasília, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2024.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/2073O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da Residência Pedagógica para o meu ser docente, buscando elencar algumas competências alcançadas ao final do percurso. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa baseada em uma abordagem denominada pelo pesquisador, psicólogo e acadêmico cubano Fernando González Rey (1949-2019) como epistemología qualitativa. O mesmo defende que, através desta abordagem, o pesquisador é um produtor de conhecimento. O trabalho em questão é fruto de uma experiência vivida durante o programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atuando como residente enquanto discente do Curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília, Campus Brasília e matriculada no último período do curso. Os resultados apontam que a experiência vivida durante a Residência Pedagógica contribuiu positivamente para refletir e pôr em prática as competências docentes adquiridas por mim e a lidar com as facetas artista e docente enquanto ser atuante na construção de conhecimento criando conexão entre arte e educação.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Programas de residência artísticaProfessores de dançaProfessores - FormaçãoArte na educaçãoResidência pedagógica e suas contribuições para a docênciabachelor thesisLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA