Delgado, Marina NevesAmado, Gabriel Ferreira2025-09-152025-11-042025-11-042025-09-152025-11-042025-11-04AMADO, Gabriel Ferreira. Jogo eletrônico como estratégia para o ensino de evolução das plantas. 2020. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2020.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1233Muitos discentes possuem dificuldades com o conteúdo de Botânica devido à presença de termos complexos e técnicos que a disciplina pode abranger. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um jogo eletrônico didático assim como a sua aplicação para discentes da disciplina de Morfologia e Taxonomia de Fanerógamas, com o intuito de transformar essa disciplina de Botânica em algo mais atrativo e de aproximar os discentes do conteúdo sobre evolução das plantas, facilitando seu aprendizado. O jogo eletrônico didático, intitulado como JOGO PLANTAE, foi produzido pelo software Unity 3D com auxílio de livros didáticos para a produção de um banco de questões para o jogo. Como resultado, o jogo se mostrou eficaz na sua utilização como auxílio para os discentes, deixando o conteúdo mais leve e interessante para a disciplina. Entretanto, o JOGO PLANTAE não incrementou estatisticamente no aprendizado sobre evolução das plantas; mas, em um viés didático, ele foi essencial para manter o componente curricular interessante e despertar o interesse dos discentes para a Botânica.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/BotânicaJogos educativosAtividades criativas na sala de aulaEstratégias de aprendizagemAprendizagem ativaJogo eletrônico como estratégia para o ensino de evolução das plantasbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS