Xavier, Cínthia NepomucenoAlves, Alan Felipe da Silva2025-09-262025-11-042025-11-042025-09-262025-11-042025-11-04https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1381Este trabalho tem como objetivo refletir sobre processos de ensino-aprendizagem das Danças Populares Brasileiras em geral, compreendendo a sua importância para a formação de professores de dança. Neste contexto, abarco as minhas vivências como artista e professor, com recorte para os impactos das vivências de Danças Populares Brasileiras em minha formação enquanto artista-educador. Por meio de pesquisa qualitativa pelo método de entrevista narrativa. Ademais, acredita-se que o Ensino Superior é permeado pelas relações de dominação, colonização e inferiorização de conhecimentos formadores da Cultura Popular Brasileira, como aponta a criação das universidades ocidentalizadas. Portanto este trabalho apresenta também possibilidades de abordagens que colaborem para a valorização e a inserção das Danças Populares Brasileiras no Ensino Superior. Observou-se, durante a pesquisa, abordagens ligadas à pedagogia de Paulo Freire, nos projetos que participei durante a minha trajetória. Assim, apresento uma pedagogia ligada aos contextos históricos e sociais que os estudantes estão inseridos, além de criticar a relação de dominação e a manutenção da inferiorização através da colonialidade de poder no campo das artes e cultura. Compreende-se a importância da pedagogia freiriana em uma abordagem decolonial das Danças Populares Brasileiras no Ensino Superior, evidenciando os aspectos destas que contribuam para a formação docente.porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/Danças populares brasileirasCultura popularDança - EnsinoProfessores - FormaçãoO Brasil que precisamos inventar: a importância das danças populares brasileiras na formação de professores de dançabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS