Aguiar, Larissa Andrade dePereira, Francisca Maria2025-08-142025-11-042025-11-042025-08-142025-11-042025-11-04SILVA, Francisca Pereira da. A utilização das tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas para a construção do conhecimento. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Profissional) – Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1434O conceito de inteligência emocional tem obtido relevância social. Reconhece-se que é mais significativo ter competências emocionais e sociais do que um QI elevado. Este artigo foi realizado com o objetivo de refletir sobre o desenvolvimento da inteligência emocional nas crianças e o impacto que tem nas suas vidas. Isso implica considerar que as emoções regulam nossos pensamentos e estes, por sua vez, nossas ações. A presença ou falta desse tipo de inteligência afeta o campo educacional pessoal e a interação social. Neste sentido, na aprendizagem da gestão das emoções está a chave do sucesso dos futuros adultos. A metodologia utilizada consistiu numa análise documental, ao mesmo tempo que se utilizou a cartografia conceitual para orientar o trabalho realizado. Os resultados obtidos permitiram identificar a importância de educar as emoções desde cedo para desenvolver a autoconsciência, a autorregulação, a motivação, a empatia e as competências sociais, que permitirão uma ótima tomada de decisão, bem-estar pessoal e social. Em conclusão, sugere-se o treinamento emocional de professores e pais para que possam contribuir para o desenvolvimento de competências socioemocionais, modificando a perspectiva do que é essencial em inteligência emocional no processo educacional como o primeiro passo para buscar uma mudança significativa.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Inteligência emocionalEducação básicaAprendizagemEducação afetivaAutoconsciênciaEstudo dos conceitos de inteligência emocional e sua relevância na educação básicabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS