Abreu, Viviane Evangelista dos SantosHora, Laura Maria Motta da2025-07-162025-11-042025-11-042025-07-162025-11-042025-11-04HORA, Laura Maria Motta da. Horta e educação agroecológica: vivências e reflexões na Escola Córrego do Meio. 2024. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Agroecologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2024.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1719Esse trabalho é um relato de experiência que descreve o processo de implantação de uma horta escolar com princípios agroecológicos na instituição pública de educação de ensino fundamental e infantil Escola Classe Córrego do Meio, realizada no período de setembro a dezembro de 2023 e de fevereiro a setembro de 2024. A experiência envolveu práticas de 7 (sete) oficinas e aplicação de 3 (três) questionários, abrangendo no total 33 estudantes, além do professor das turmas, o diretor e o coordenador da unidade educacional. O objetivo do projeto era usar uma horta com práticas Agroecológicas como ferramenta para trabalhar a educação ambiental. A sensibilização ambiental foi promovida, incentivando práticas sustentáveis e o desenvolvimento de habilidades sociais, como cooperação e trabalho coletivo entre os estudantes. Esses resultados demonstram que o projeto contribuiu para uma transformação positiva em todo ambiente escolar promovendo respeito à natureza e incorporação de novos hábitos alimentares, entre outros princípios agroecológicos.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/OlericulturaAgricultura orgânicaEducação ambientalEnsino fundamentalHorta e educação agroecológica: vivências e reflexões na Escola Córrego do Meiobachelor thesisCIENCIAS AGRARIAS