Bernardes, Thiara de AlmeidaRehem, Delma Andrade2025-09-182025-11-042025-11-042025-09-182025-11-042025-11-04REHEM, Delma Andrade. Uso de jogo didático como instrumento pedagógico para o ensino da biologia molecular. 2019. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2019.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1373Este trabalho possui autorização de publicação apenas do resumo. Os jogos didáticos têm sido umas das ferramentas mais utilizadas para facilitar o ensino e aprendizagem de conteúdos de difícil compreensão. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o uso de um jogo da memória como instrumento pedagógico no ensino de Biologia Molecular, desenvolvido para facilitar a compreensão de conceitos básicos como DNA, RNA e síntese proteica. Além de promover a interação entre os estudantes e o compartilhamento de experiências por meio da atividade lúdica. A pesquisa foi realizada na escola Centro Educacional 01 de Planaltina-DF (Centrão) com alunos do terceiro ano do ensino médio que foram submetidos a três estratégias de ensino: (1) jogo da memória; (2) aula de revisão; (3) aula de revisão e jogo da memória. Após cada estratégia de ensino, os alunos responderam um questionário composto por cinco questões do ENEM e cinco questões de vestibulares. A opinião dos estudantes em relação ao jogo da memória foi avaliada por meio de questionário qualitativo. A partir da análise dos resultados, verificou-se que os estudantes submetidos a estratégia de ensino “aula de revisão e jogo da memória” obtiveram melhor desempenho no questionário. Desta forma, o jogo da memória auxiliou, de maneira lúdica, o processo de ensino e aprendizagem, aumentando o interesse dos alunos pelo conteúdo abordado. Entretanto, foi possível constatar que o jogo didático apresenta maior eficiência quando utilizado após a teoria ter sido abordada em sala de aula.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Jogos educativosBiologia molecular - Estudo e ensinoAtividades criativas na sala de aulaAprendizagem ativaResumoUso de jogo didático como instrumento pedagógico para o ensino da biologia molecularbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS