Eble, Laeticia JensenCaires, Beatriz e Silva2025-11-272025-11-27CAIRES, Beatriz e Silva. Análise do desenho universal para aprendizagem como abordagem inclusiva na educação de jovens e adultos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Letras - Inglês) - Campus Riacho Fundo, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/2062O presente estudo analisa o potencial de aplicação do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como abordagem inclusiva na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A abordagem metodológica adotada na pesquisa é qualitativa e exploratória, com base em revisão bibliográfica. Em função da proposta, explorou-se o conceito de andragogia a partir de autores como Knowles (1970, 1980), Freire (1996, 2013) e Morais et al. (2023). O conceito, os princípios norteadores e os benefícios do DUA foram apresentados e comentados tendo como referência Sebastián-Heredero (2020), Zerbato (2018), Góes e Costa (2022) entre outros. Buscou-se considerar o perfil dos estudantes da EJA e suas especificidades, enfatizando a necessidade de práticas pedagógicas flexíveis. Com base nos princípios do DUA, que propõem múltiplas formas de representação, ação e engajamento, o estudo explora sua aplicabilidade prática na EJA como forma de eliminar barreiras de aprendizagem. Os resultados evidenciam o potencial do DUA para tornar a aprendizagem mais acessível e significativa, respeitando a heterogeneidade dos alunos da EJA e contribuindo para a inclusão educacional.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Educação inclusivaEducação de jovens e adultosLíngua inglesa - Estudo e ensinoAnálise do desenho universal para aprendizagem como abordagem inclusiva na educação de jovens e adultosbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM